Medidas tomadas por Sebastião José de Carvalho e Melo , após o terramoto de 1755

Após a morte de D. João V, seu filho, D. José I, chamou para o governo o diplomata Sebastião José de Carvalho e Melo, a quem viria a conceder os títulos de Conde de Oeiras e de Marquês de Pombal. Após o terramoto, as medidas que imediatamente foram tomadas por Sebastião José de Carvalho e Melo realçaram as quantidades de dirigentes e contribuíram para que o rei lhe confiasse o cargo de Secretário de Estado dos Negócios do Reino. O marques de pombal tomou várias medidas:

-  Submissão dos grupos privilegiados, afastando do poder membros de alta nobreza que desempenhava cargos importantes e entregando-o a elementos da burguesia, menos importantes.

-  Expulsão dos Jesuítas de Portugal e dos territórios ultramarinos, acusados de cumplicidade no atentado ao rei. Os seus bens foram confiscados pelo Estado.

Com o objectivo de reforçar os órgãos administrativos e policiais que garantem o funcionamento do Estado, o Marquês de Pombal criou novas instituições de Administração Central, como a Junta de Comércio, que tinha como objectivo o controlo da actividade comercial e o fomento da indústria.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário